sexta-feira, 13 de março de 2009

Lula Gigante encontrada na Nova Zelândia

(Sendo resgatda para o barco)

(No momento da captura)

Pescado mais um 'gigante' das profundezas do oceano.

Pescadores neo-zelandeses conseguiram pescar uma colossal lula de meia tonelada. O espécime está sendo alvo de investigação por cientistas locais.

Na semana passada, pescadores da neo-zelandeses conseguiram pescar aquela que é, muito provavelmente, a maior lula adulta alguma vez capturada. Com 10 metros de comprimento, o molusco da família dos Mesonychoteuthis Hamiltoni pesava 450 quilos e foi capturada ocasionalmente nas águas do oceano Antárctico, enquanto se alimentava de uma espécie de peixe típico da Patagónia, conhecido como merluza-negra.«A lula estava quase morta quando foi puxada para a superfície da água» , explicou à Reuters o ministro neo-zelandês do Ministério das Pescas, Jim Anderton. «Só com um trabalho cuidadoso da tripulação foi possível resgatar o espécime em boas condições» .A lula acabou por ser conservada no compartimento frigorífico da embarcação de pesca.

Em terra, o animal foi transferido para o Museu Nacional da Nova Zelândia e assim ser alvo de uma série de estudos.O tamanho «colossal» desta lula é um mistério por decifrar. Os cientistas não sabem, por exemplo, qual a longevidade e que dimensões pode atingir. Por esta razão, só procedendo a exames rigorosos ao animal capturado será possível «desvendar alguns mistérios das profundezas dos oceanos» . Reportagem completa em http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/6404

Nenhum comentário: