sábado, 11 de abril de 2009

Como é Que os Peixes Respiram?


A maior parte dos peixes respiram absorvendo água pela boca e pelas brânquias, expelindo-a pelos opérculos. Trata-se de um processo que os torna capazes de extrair oxigénio e eliminar dióxido de carbono e amônia. Muitos peixes vivem em águas pobres em oxigénio ou em zonas que secam periodicamente. Para sobreviverem, adaptaram órgãos internos, como os intestinos ou a bexiga natatória, que funcionam como auxiliares de respiração: alguns peixes-gato absorvem oxigénio através do estômago, a arapaima gigas usa a bexiga natatória
Respirar ar: Alguns peixes conseguem respirar ar diretamente da atmosfera. É o caso dos peixes-pulmonados que têm dois pulmões para além das brânquias.
O que é o labirinto ? Outros peixes, como os guramis, desenvolveram um órgão designado Labirinto que consiste numa cavidade situada perto das brânquias, onde é armazenado o ar engolido à superfície. No interior desta cavidade encontram-se numerosas lâminas que aumentam a área coberta por tecido respiratório, que é extraído o oxigénio.
Fonte: http://aquariovgama.marinha.pt/AVGama/Site/PT/ProfsAlunos/factos_animais_curiosos/Peixes/respiram_peixes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário