sexta-feira, 10 de abril de 2009

Como Funcionam as Baleias - Sua Comunicação



Nos últimos cem anos, a atitude mundial em relação às baleias mudou bastante. Elas não são mais vistas como criaturas apavorantes como mostrado no filme "Moby Dick" e um esforço de proteção no mundo inteiro reduziu de forma considerável a caça às baleias. Através de extensa observação, os cientistas puderam concluir que as baleias são normalmente criaturas pacíficas, brincalhonas e que têm um alto nível de inteligência.

Mas, as baleias ainda continuam tendo um certo mistério para nós. Muitas informações obtidas por pesquisadores levantaram algumas questões principalmente sobre a comunicação das baleias. As jubartes macho são as que mais emitem sons, produzindo uma complexa seqüência de lamentos, gritos agudos e sons ocos. Esses barulhos são algumas vezes combinados em uma música que dura até 30 minutos. O que é surpreendente sobre essas canções é que as baleias repetem literalmente esses mesmos sons várias vezes e, em uma região específica, cada macho emitirá a mesma canção fazendo pequenas mudanças de vez em quando para que evolua de uma forma diferente com o passar do tempo.

Esse comportamento parece estar relacionado com a reprodução. Durante o temporada de acasalamento, o macho começa a longa seqüência de sons, parando somente para se juntar com alguma fêmea que passa, nadando junto com ela e com o filhote. Eventualmente, macho e fêmea mergulham em direção ao fundo para acasalar. Parece lógico que a canção do macho atraia a fêmea, mas o som se propaga por muitos quilômetros atraindo também outros machos para a área. É muito estranho que o macho queira chamar a competição, a não ser que ele tente testar a sua força com os outros. Alguns pesquisadores acreditam que as canções são, na realidade, competições de força. (Fonte e texto completo: http://ciencia.hsw.uol.com.br/baleias3.htm )

Diferentes sons

Certas espécies de baleias produzem um som próprio e distinto. Clique nos links abaixo para escutar os vários sons e canções gravadas pelos pesquisadores do Ocean Alliance (em inglês). Para ouvir esses quatro primeiros sons é necessário o uso do RealPlayer.

O chamado de uma baleia azul: as baleias azuis são os maiores animais do planeta e também os que emitem o mais alto som, que pode chegar a até 185 decibéis e se propagar por centenas de quilômetros. Para se ter um idéia, um avião a jato emite cerca de 140 decibéis.
Uma baleia jubarte emitindo um som no momento em que chega perto de um barco.
O chamado de uma baleia franca.
Uma baleia franca roncando e fazendo um som de inspiração e expiração enquanto descansa.
Os sons abaixo (arquivos WAV) foram gravados pelos pesquisadores na National Oceanic and Atmospheric Administration (em inglês). Os arquivos abaixo funcionam com a maioria dos players.

O chamado de uma baleia anã (minke) (10 vezes a velocidade real).
O chamado de uma baleia fin (10 vezes a velocidade real).
A canção de uma baleia jubarte
O chamado de uma baleia azul (10 vezes a velocidade real).

Nenhum comentário:

Postar um comentário