Um instrutor de mergulho registrou um grupo com aproximadamente trinta golfinhos no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Conhecida como capital do mergulho, a cidade é muito visitada por amantes do fundo do mar, por apresentar uma grande diversidade de vida marinha. Fred Quintanilha, de 32 anos, está acostumado a ver os mamíferos, mas a grande quantidade deles que apareceu na última quarta-feira (2), durante uma aula de instrução, o surpreendeu.
''Além de mim, todo mundo que estava na embarcação ficou bem surpreso. Principalmente aqueles que nunca tinham visto algo parecido. Eram uns trinta golfinhos, e essa época é boa porque a água fica bem clara e dá para vê-los debaixo d'água'', disse o instrutor.
A embarcação de Fred Quintanilha saiu no início da tarde da última quarta (2) da Praia Grande. Por volta das 14h, o grupo de golfinhos foi visto e perseguiu o barco por um bom tempo. Ainda segundo o instrutor de mergulho que mora na cidade, os golfinhos pareciam brincar com a embarcação.
O biólogo Paulo José de Azevedo Souza explicou que a claridade da água é por causa da mudança da direção do vento. Ele disse também que as águas da Região dos Lagos sempre são procuradas pelos mamíferos devido à grande fartura de alimentos para eles.
''O vento nordeste parou e entrou um vento sul. Quando o vento sul entra, a tendência é que a água fique mais clara. Os golfinhos sempre estão por aqui na região, onde eles encontram peixes e, principalmente, lulas'', disse o biólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário